Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Famílias lotam Praça São Francisco de Assis em Aripuanã para sessão de cinema a céu aberto

nexa

Olhinhos atentos, silêncio apreensivo seguido de gargalhadas e sorrisos de alívio a todo instante. Quem esteve na Praça São Francisco de Assis, na última sexta-feira (26), percebeu que a noite foi diferente, mais leve e com programação voltada para toda a família. Foi a 4ª edição do “Cine Semec”, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Aripuanã e que conta com o apoio do Grupo de Mobilização do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), desenvolvido pela Nexa em conjunto com o Instituto Votorantim para contribuir com a qualidade do ensino no município. Desta vez, a sessão gratuita exibiu o filme “O Bom Dinossauro” e reuniu cerca de 300 expectadores, entre jovens, crianças e seus familiares.

Para quem ficou com gostinho de quero mais, uma boa notícia: a próxima edição será realizada no dia 30 de maio, na Praça do Planalto. O projeto tem por objetivo democratizar o acesso ao cinema, por meio da exibição gratuita de sessões de filmes em praças públicas.

O “Cine Semec”, que é realizado desde 2018 e, inicialmente, era exibido nas creches municipais, prevê para esse ano projeções em telões nas praças e demais espaços públicos da cidade. O projeto também é uma forma de proporcionar às famílias de diferentes bairros a integração e interação com a cultura.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Semec, Jocelaine Alves Paes, o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Mobilização do PVE – juntamente com a Secretaria Municipal de Educação – tem proporcionado a interação da comunidade local e superado a cada edição o número de expectadores. “A seleção dos filmes passa por uma Comissão Organizadora, que seleciona obras com abordagens sociais e educativas, que proporcionam boas reflexões às famílias”, observa.

A secretária do polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Aripuanã, Saula Cristina Pires da Silva, conta animada que seus filhos ficaram bastante atentos durante a exibição do filme. Ela, que esteve acompanhada dos dois filhos, de 3 e 7 anos, além do marido, disse que o projeto é um momento de diversão e descontração para a família. “É uma ótima opção de cultura em nossa cidade, que carece de espaços de lazer e entretenimento”, disse ela, que já participou de outras edições e se programa para a próxima exibição.

Segundo a analista de Projetos Sociais do Projeto Aripuanã, Sabrina Tenello, o projeto “Cine Semec” também é uma forma de incentivar a convivência familiar, de vizinhos, crianças e jovens, bem como a ocupação de espaços públicos, oferecendo momentos de cultura e entretenimento, principalmente para as famílias que não têm acesso a salas de cinema, ou mesmo ter em casa canal de filmes com grandes produções cinematográficas. É um movimento saudável de fomento a cultura para todos”, avalia.

O Filme

O filme acompanha a vida de Arlo, um pequeno dinossauro medroso e desajeitado, que quer ser tão corajoso quanto seu pai e tão útil quanto seus irmãos mais velhos. Arlo é designado pelo pai para capturar uma criatura que vem acabando com todo o estoque de comida da família. Quando a criatura (uma criança humana) é capturada e Arlo tem a chance de derrotá-la e conquistar a honra dentro de sua família, ele não o faz. O filme parte desta premissa para trazer a história da presença dos dinossauros aqui no planeta e mostra a amizade de Arlo com um jovem menino humano, o Spot. O Bom Dinossauro é uma realização da Pixar Entretenimento.

Sobre o PVE

Passados 10 anos, o programa mudou de nome para deixar ainda mais claro o seu propósito: a Valorização da Educação. Desenvolvido pelo Instituto Votorantim desde 2009 em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e com impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Parceria pela Valorização da Educação tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação. Em Aripuanã, o programa está inserido no eixo de atuação Infância e Juventude da estratégia de projetos sociais adotada pela Nexa e contribui com o desenvolvimento social de crianças e jovens.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse: [www.nexaresources.com]www.nexaresources.com.

Fonte: Assessoria Thiago Itacaramby

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »