Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cipem leva programa “Na Estrada” a Aripuanã para discutir logística e crise tarifária com EUA

cipem-2

Iniciativa busca estreitar laços com empresários do setor madeireiro, ouvir demandas e buscar soluções para desafios que ameaçam a economia local.

 

 O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) dá início, nesta terça-feira (9), à terceira edição do programa “Cipem na Estrada – Do Manejo ao Mercado”. A expedição, que segue até sexta-feira (12), tem como foco o município de Aripuanã e região, um importante polo madeireiro no noroeste do estado.

O objetivo da agenda é aproximar a entidade das realidades locais, fortalecer o diálogo com os empresários, ouvir demandas e propor soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da madeira. A programação inclui visitas a indústrias, reuniões setoriais e participação na tradicional Exponã, a Festa do Peão de Boiadeiro do município.

De acordo com o presidente do Cipem, Ednei Blasius, a escolha da região não é aleatória. Aripuanã tem grande parte de sua economia dependente do setor de base florestal, que agora enfrenta dois grandes desafios: a crônica deficiência na infraestrutura logística e os recentes impactos da taxação imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras de produtos woodpackaging (embalagens de madeira).

“Em nossa última expedição, nos deparamos com uma situação inaceitável em relação às estradas. A MT-174, que foi estadualizada com promessa de pavimentação, apresentava trechos praticamente intrafegáveis. Cobramos providências, mas o problema persiste e impacta diretamente a competitividade das nossas indústrias”, relembra Blasius.

O dirigente se refere a uma reivindicação histórica do setor: a melhoria das estradas que escoam a produção. A má condição das vias aumenta custos, causa atrasos e danifica a mercadoria.

Crise Tarifária e Temor de Paralisações

O tema mais urgente, no entanto, é a decisão do governo norte-americano de aumentar tarifas para uma série de produtos brasileiros, incluindo itens do setor madeireiro. Blasius alerta que a medida pode ter consequências devastadoras para cidades como Aripuanã.

“A suspensão das exportações para os EUA pode levar à paralisação do parque industrial, demissões em massa e até ao fechamento de empresas”, destacou o presidente. “Precisamos estar junto aos empresários nesta hora, ouvir as demandas de perto e levar isso ao governo federal e estadual em busca de ações urgentes que mitiguem os efeitos e revertam essa tarifa”.

A programação em Aripuanã reflete a seriedade do momento. Na quarta-feira (10), está marcada uma reunião conjunta extraordinária entre o Cipem e o Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam-MT). No mesmo dia, às 19h, será realizada a cerimônia de inauguração da nova sede do Sindilam, com a presença de lideranças do setor.

Confira a programação principal:

  • 09/09 (Terça-feira): Visita a indústrias no Distrito de Conselvan.

  • 10/09 (Quarta-feira):

    • 15h – Reunião conjunta extraordinária Cipem e Sindilam.

    • 19h – Inauguração da nova sede do Sindilam.

  • 11 e 12/09 (Quinta e Sexta-feira): Continuidade das visitas às indústrias e participação na Exponã.

Sobre o Cipem
O Cipem é a entidade representativa do setor de base florestal em Mato Grosso. A instituição reúne oito sindicatos que congregam indústrias de transformação de madeira nativa, laminados, compensados e coprodutos, sendo um dos principais geradores de emprego, renda e desenvolvimento em diversas regiões do estado.

Fonte: Rádio Navegantes FM/Assessoria

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »