Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Taxa de homicídios cresce 350% em dois anos na cidade de Aripuanã

bala

Aripuanã vem passando por uma constante transformação. O município, que antes vivia uma fase mais sossegada, no palavreado da própria população, hoje vivencia um período mais movimentado, tanto pelas ruas, como no comércio, no trânsito, inúmeras construções em andamento, geração de emprego e oportunidades. A cidade vem crescendo e aos poucos se desenvolvendo para conseguir se adaptar a essa nova fase.

No entanto, de mãos dadas com o desenvolvimento, também caminha a violência e, em Aripuanã, essa é uma situação que não pode passar despercebida.

Em um levantamento feito em parceria com a Polícia Judiciária Civil do município, foi constatado que o número de homicídios vem crescendo a cada ano. Para se ter uma ideia, em 2018 foram registrados 6 homicídios na cidade. Já em 2019 este número teve um grande salto, totalizando 18 mortes. Um crescimento de 200% de um ano para o outro.

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública apontaram que em 2018, o índice era de 26,5 mortes por 100 mil habitantes. Já em 2019, essa média de homicídios recuou para 24,19 mortes a cada 100 mil habitantes.

Estimativas do IBGE apontam que Aripuanã possui cerca de 23 mil habitantes atualmente, mas quem mora no município conta um pouco mais. É possível considerar então aproximadamente 25 mil habitantes.

Levando em consideração a média de 24,19 mortes a cada 100 mil habitantes, na realidade de Aripuanã, tem-se uma média de 6,04 homicídios por ano proporcionais aos 25 mil habitantes do município.

Número bem diferente do que Aripuanã vem vivendo nos últimos anos. Só no ano passado foram registradas 18 mortes. Já neste ano, quem nem terminou ainda, já foram registrados 27 homicídios. Um crescimento de 50% se compararmos 2019 com 2020, que acabou de dar entrada no mês de dezembro. O aumento fica mais expressivo ainda se comparamos 2018 com 2020, que teve um crescimento de 350%.

Para um empresário local, que preferiu não se identificar, este aumento no crescimento do número de mortes está diretamente ligado ao número de habitantes. “Acredito que seja por conta do aumento populacional na cidade, hoje Aripuanã está sendo vista como uma terra de grandes riquezas e isso atrai pessoas boas e ruins ao mesmo tempo”, conclui.

Em contato com a redação do Portal Informe, a equipe de comunicação da Sesp-MT informou que monitora constantemente os índices criminais em todo o estado de Mato Grosso e programa, com base nos dados, operações integradas nas regiões cujos índices apresentem aumento ou estabilidade. De acordo com o órgão, entre 2019 e 2020, já foram realizadas seis operações integradas na Região Integrada de Segurança Pública (Risp), à qual pertence a cidade de Aripuanã, com o objetivo de reprimir os principais crimes na região. A assessoria também ressaltou que são realizadas rotineiramente as ações de prevenção e ostensivas das forças de segurança operacionais, ou seja, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil.

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »