Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sindicato Rural de Aripuanã em parceria com o Senar realiza curso para Vacinação contra Brucelose

senar-1

Finalizou na quinta-feira, 10 de agosto, em Aripuanã, mais uma turma do curso de “Manejo e Aplicação de Vacinas Contra Brucelose” realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Aripuanã (SRA).

Os participantes receberam orientações sobre a doença, sinais clínicos nos bovinos, formas de acondicionamento, manipulação e aplicação correta da vacina. O curso teve a carga horária de 16 horas e foi realizado nos dias 09 e 10. Os participantes puderam realizar a vacinação de bovinos de 04 a 08 meses e realizar a marcação dos animais conforme recomenda a legislação sanitária.

Segundo o instrutor Médico Veterinário Elbert Terra Fiod, diminuir o impacto negativo da brucelose na saúde humana e animal é um dos objetivos do curso “É importante que o pecuarista e o trabalhador se qualifique para poder fazer a vacinação de forma correta, evitando acidente tanto com animal como para o próprio trabalhador. Queremos conscientiza-los de lidar com os animais erradicando a doença brucelose”, enfatiza Fiod.

As aulas teóricas foram realizadas no espaço do Sindicato Rural e as práticas foram realizadas em uma chácara, localizada a 04 km da cidade. No curso foi necessário o uso de equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas de borracha, jaleco e máscara) para aula prática e ao final do treinamento, após avaliação, os aptos receberão certificados.

Conforme o Mobilizador do SRA Valdemir C. de Souza, o objetivo foi capacitar produtores para aplicação da vacina contra brucelose em bovinos e bubalinos, utilizando técnicas recomendadas. “Os alunos puderam vivenciar na prática os conhecimentos de sala de aula nos cursos de capacitação, preparando-se para o mercado de trabalho”.

A brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano, e, a sua contaminação também ocorre entre os animais. A prevenção é a vacinação das fêmeas de três a oito meses, de forma obrigatória. A não vacinação desses animais pode gerar autuações e multas.

Mais informações sobre os cursos em Aripuanã por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), entre em contato com o Sindicato Rural de Aripuanã, localizado na Rua Central, nº219 ou através do telefone (66)3565-2234 e (66)9214-4117.

Fonte: Top News

senar-2senar-3

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »