Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SEMEC anuncia mudanças no atendimento do transporte escolar para 2022

onibus

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aripuanã (SEMEC), informa a todos pais e responsáveis que, em razão da implantação do Novo Ensino Médio nas Escolas Estaduais de Mato Grosso, que vai aumentar a carga horária dos estudantes para incluir disciplinas com foco na formação técnica e profissional, algumas mudanças serão realizadas a partir do ano de 2022.

A princípio, essa alteração deverá ocorrer para os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, e, até 2024, chegará ao 3º Ano do Ensino Médio. Com o “Novo Ensino Médio”, os alunos terão maior carga horária diária de aulas e estudarão das 7:00 às 12:00 horas, no período matutino, e das 13:00 às 18:00 horas, no período vespertino. Entretanto, essa nova estrutura afetará os alunos que estudam na rede municipal, em especial, aqueles que necessitam de transporte escolar.

Visando resolver a situação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que também precisam do transporte escolar, o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ermes José dos Reis, explicou que algumas mudanças serão realizadas no atendimento a partir do próximo ano.

“No sentido de resolver a situação, em reunião com diretores das escolas do ensino fundamental, resolvemos que todos os alunos regularmente matriculados nas Escolas Municipais e Centro de Educação Infantil da sede que moram em área rural e necessitam de transporte escolar, serão concentrados em uma única escola e em um único Centro de Educação Infantil da sede. As escolas que irão absorver esses estudantes também poderão atender com mais uma aula todos os alunos nela matriculados, ou seja, também ampliarão a carga horária de aulas para mais uma hora diária, aumentando assim o quadro de profissionais, melhoria na alimentação e nos cuidados dos estudantes”, explica.

O gestor também destacou que a medida vai reduzir o tempo do estudante dentro do ônibus do transporte escolar, visto que os veículos passarão em menos escolas, diminuindo o trajeto percorrido dentro da cidade. “Passar em menos escolas poderá diminuir o tempo de chegada em casa em até 30 minutos, fato que beneficiará o aluno do campo, em especial aqueles que ficam no final de linha e que atualmente chegam em casa entre 20:00 e 21:00 horas”, comentou.

Por essa razão, a SEMEC orientou todas as Escolas Municipais da Sede, que no ato da rematrícula solicitem aos pais ou responsáveis para matricular os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, (que utilizarão o transporte escolar) na Escola Municipal São José Operário. Já os alunos do 6º ao 8º ano (do transporte escolar) que estudam na Escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi em 2021, devem ser matriculados em uma das Escolas Estaduais.

Nas Escolas Estaduais da Sede os diretores farão a organização necessária para que todos os alunos possam ser atendidos e acolhidos até que o transporte escolar chegue.

Sobre o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio garante possibilidades de escolhas aos estudantes, que são os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. O objetivo principal é garantir a oferta de educação de qualidade e aproximar as escolas à realidade dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e também para a vida em sociedade.

Além da formação geral básica – Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – que será mantida, será inserido o itinerário formativo com Projeto de Vida, Eletivas e Trilha de Aprofundamento (Educação Profissional e Tecnológica).

A formação geral terá carga horária de 1.800 horas e os Itinerários Formativos 1.200 horas ao longo de três anos. As mudanças, com a formação profissional e técnica, começam a valer em 2022 para cerca de 50 mil alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino.

As mudanças seguem as alterações definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 2017, assim como nas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio (2018) e a homologação da Base Nacional Comum Curricular (2018).

Fonte: Da Assessoria, Fernando Brunes

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »