Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SEMANA DO JOVEM ELEITOR: Juíza eleitoral de Aripuanã convida jovens a fazerem 1º título

img-1

Jovens das Escolas Estaduais São Francisco de Assis e Professor Elidio Murcelli Filho, localizadas na zona urbana de Aripuanã, foram convidados e convidadas a participarem do processo eleitoral durante palestra realizada pela juíza da 11ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Rafaella Karlla de Oliveira Barbosa. As visitas ocorreram nesta quinta-feira (21.03), com o objetivo de conscientizarem estudantes adolescentes sobre a importância do voto.

A magistrada destacou que a ação ocorre dentro da Semana do Jovem Eleitor, que teve início na segunda-feira (18.03) e termina nesta sexta-feira (22.03), com ações em todo o país. “O intuito foi convidar os jovens para o alistamento eleitoral, que é a confecção do 1° título, ressaltando a importância da participação nas eleições, do exercício da cidadania e de manter a regularização da situação eleitoral. Essa ação vai ao encontro da Semana do Jovem Eleitor, uma mobilização nacional da Justiça Eleitoral focada justamente em incentivar a juventude a tirar o título e votar já nas Eleições Municipais de 2024”, ressaltou a juíza eleitoral.

Além das duas unidades escolares, o cartório da 11ª Zona Eleitoral também promoveu uma ação voltada a jovens a partir dos 15 anos de idade, na Escola Estadual Dom Franco Dalla Valle, localizada no distrito de Conselvan, zona rural de Aripuanã. Na ocasião, o chefe de cartório, José Rildo Coelho Machado Junior, esteve presente e conversou com os e as estudantes a respeito do alistamento eleitoral e da importância do voto.

Sobre o primeiro título

Qualquer pessoa que tenha 15 anos de idade e que vá completar 16 até o dia da eleição (neste ano o pleito ocorre em 06 de outubro) pode tirar o título de eleitor e, inclusive, votar. O exercício do voto é facultativo até os 17 anos de idade e obrigatório a partir dos 18 no Brasil. Em Mato Grosso, o alistamento eleitoral ainda é baixo (90% das pessoas com 16 anos de idade ainda não fizeram o primeiro título) e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso TRE-MT tem empreendido ações para estimular a participação de jovens no processo eleitoral.

 

Fonte: Nara Assis/Assessoria TRE-MT

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »