Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sema-MT conclui relatório sobre mortandade de peixes do Rio Aripuanã

sema

O município de Aripuanã recebeu na terça-feira passada (13) o resultado do Relatório de Inspeção nº 132/2021 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), que buscou identificar as possíveis fontes de contaminação que podiam estar relacionadas com a mortandade de centenas de peixes ocorridas no Rio Aripuanã, em maio deste ano.

O documento foi elaborado a partir de inspeção técnica presencial realizada no período de 26 e 27 de maio, que promoveu o monitoramento no leito do Rio Aripuanã para identificar as possíveis fontes de contaminação. O trabalho foi feito através de sobrevoo da área e inspeção embarcada e terrestre. Além da coleta de amostras de água e também de peixes para análise laboratorial.

O relatório afirmou que após intensa pesquisa e informações coletadas, foi concluído que a mortandade de peixes ocorrida no rio Aripuanã não pode ter uma causa cientificamente comprovada. De acordo com o documento, as amostras de água e peixe não permitiram associar a morte dos animais aquaticos com algum evento, seja por depleção de oxigênio, por metais pesados, agrotóxicos, e mesmo algum produto químico, resultado corroborado por de laudos laboratoriais emitidos, que não foram capazes de apontar uma provável causa.

A SEMA também orientou que, em possíveis eventos futuros, recomenda-se suspender o abastecimento de água da cidade de Aripuanã, bem como comunicar a moradores que não façam uso de contato primário (banhos no rio), tampouco consumam peixes que tenham sido pescados durante o evento. O alerta deve ser estabelecido pelo Executivo Municipal conjuntamente com outras autoridades locais, inclusive comunicando a Defesa Civil.

Fonte: Da Assessoria

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »