Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria de Estado de Meio Ambiente concede Licença de Instalação para Coopemiga em Aripuanã

coopemiga

Na última segunda-feira (30), o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), concedeu uma Licença de Instalação para Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga). O documento, que tem validade até 30/11/2023, foi assinado pelo Superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMIS), Valmi Simão de Lima.

De acordo com o presidente da Coopemiga, Antônio Vieira da Silva, a licença permite a instalação de maquinários dentro da área de 516 hectares cedida para a cooperativa. A área está localizada na Fazenda Dardanelos, há pouco mais de 10 km da sede do município.

“Nós conseguimos a Licença Prévia e agora com a Licença de Implantação começamos a instalar os moinhos, rampas e maquinários. Depois vem a Licença de Operação que é a última. Nós vamos depender dela ainda, mas acredito que nos próximos dias, com tudo implantado e pronto para vistoria, muito em breve vamos conseguir”, explica.

Toninho, como é mais conhecido o presidente da cooperativa, lembrou do apoio de todos os companheiros que apoiaram a classe garimpeira, como o presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Juliano Jorge Boraczynski, que defendeu que garantir o sustento para as famílias que sobrevivem da extração de ouro tem papel fundamental para melhorar as condições de vida da população local.

O presidente da Coopemiga também destacou a importância da legalização da atividade. “Estamos muito felizes com essas novas conquistas, que trazem benefícios para todos os moradores de Aripuanã, como também para o estado de Mato Grosso e garimpeiros de todo Brasil que estão residindo hoje aqui na cidade. Nossa atividade ajuda a movimentar a economia, trazendo garantia de renda e emprego para o município, estado e Brasil”, completa.

Vila Garimpeira

garimpo

Segundo dados levantados pela Coopemiga, direta e indiretamente, cerca de 6 mil pessoas estão ligadas à atividade garimpeira no município de Aripuanã atualmente. O que levou a direção da cooperativa a separar parte dos 516 hectares para serem destinados à habitação. Ao todo, 18 hectares foram limpos e divididos em 300 lotes para construção de moradias.

As obras estão a todo vapor e a Vila Garimpeira, como já foi apelidada, vem ganhando mais forma a cada dia. Com a municipalização da estrada que dá acesso ao garimpo, a possibilidade de fechar parcerias com o município estão cada vez mais próximas, como por exemplo, o serviço de coleta de lixo.

Segundo a direção da Coopemiga, já nos próximos dias, a vila deve receber a instalação de postes que irão trazer energia elétrica para a comunidade garimpeira. Por enquanto, a categoria se vira com geradores de energia, que permite acesso à internet e água através de poço artesiano.

Para Toninho, o bem estar e saúde dos garimpeiros também é importante, por isso, a Coopemiga contratou uma empresa para fazer o controle epidemiológico da área. As equipes já iniciaram coletas de sangue para exames, principalmente para identificar e eliminar os casos de malária no garimpo.

Fonte: Redação Portal Informe

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »