Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Representante da Funai pede suspensão imediata de pedágio para evitar Covid-19 em indígenas

pedagio

Depois de 28 casos confirmados positivos pelo teste rápido de indígenas da etnia Cinta-larga nessa semana em Aripuanã, a Funai através do Coordenador Técnico Local, professor Lauriano Umbelino Martins realizou uma reunião na noite de sexta-feira (17), com representantes das comunidades indígenas do município para que sejam tomadas medidas urgentes com o objetivo de evitar o aumento de indígenas da região contaminados pelo novo coronavírus e para que os eventuais casos já confirmados sejam imediatamente atendidos.

Conforme o professor Lauriano, uma das providências recomendadas foi à liberação do pedágio, na MT-208, que liga Aripuanã a comunidade de Conselvan passando por dentro das terras Arara por tempo indeterminado. “Estamos buscando principalmente garantir que os indígenas não precisem deixar o isolamento social nas aldeias em busca de produtos e serviços nas zonas urbanas dos municípios, e também impedir que não indígenas entrem nas Terras Indígenas (TIs), e dessa forma assegurar que as equipes de saúde estejam equipadas e tenham planejamento para o atendimento”, disse Coordenador.

Lauriano alertou também aos motoristas que usam esse trajeto para que não parem na localidade do pedágio da etnia Arara, devido à dificuldade de criar uma barreira sanitária. “O objetivo é garantir a segurança dessa população e o nosso incentivo foi o uso da máscara de pano sempre que for necessário, caso algum indígena tenha que sair da comunidade, mas hà recomendação é que os indígenas não deixem as aldeias”, enfatizou o professor Lauriano Umbelino.

Conforme a Chefe do Polo Base de Saúde Indígena de Aripuanã Luana Crestani Gomes, após a confirmação dos casos, as aldeias estão fechadas e já iniciaram o tratamento em massa com os medicamentos Ivermectina, Azitromicina e Dipirona. Ainda conforme a Luana foi realizado os testes rápidos na aldeia inteira. “Olha os nossos indígenas estão bem conscientes e com medo dessa pandemia do novo coronavírus, acredito sinceramente que eles irão respeitar o Lock Down nas aldeias” destacou Crestani.

A enfermeira Priscylla Moneratto Coelho, se deslocou no dia 16 de julho paras aldeias Taquaral e Taquaral Divisa, onde o numero é maior de contagio, para avaliar todos os indígenas e deixar os mesmos que testaram positivo em isolamento no Posto de Saúde da Aldeia, e eles estão sendo supervisionado pela técnica de Enfermagem Rosana Maria Bento, durante esses 14 dias de quarentena. Um carro com motorista à disposição está na localidade, dando suporte a equipe, caso alguém tenha o quadro de saúde agravado. Já então sendo entregue de cestas básicas para todos da comunidade.

 Fonte: Top News

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »