Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Programa Luz Pra Todos entra na reta final em MT

luz

Mato Grosso será beneficiado em 2021 com mais 1.915 ligações no Programa Luz Para Todos (LPT), do governo federal em parceria com as concessionárias de energia. O programa, iniciado em 2003, tem o desafio de acabar com a exclusão elétrica do país e a meta de levar energia, gratuitamente, a milhões de pessoas que vivem no meio rural.

A sétima etapa do Programa (2017 a 2020), que é executado pela Energisa Mato Grosso, contabiliza 15.111 ligações, sendo 81 delas em terras indígenas, e investimentos de cerca de R$ 385 milhões, que beneficiaram famílias de praticamente todo o Estado.

Para 2021, tem-se o aporte de mais R$ 51 milhões. As 1.915 ligações restantes estão previstas para ser realizadas até setembro, quando a concessionária concluirá sua contribuição no plano nacional de universalização da energia, no território mato-grossense.

“O Programa Luz para Todos prevê a realização de obras e melhorias para levar energia a famílias que moram no meio rural. Fornecer energia para essas comunidades é contribuir com o desenvolvimento delas e oferecer às pessoas acesso a conforto, comunicação e melhorar a qualidade de vida, já que elas passam a ter condições para ter em casa ventilador, geladeira, televisão, computador e até internet.

Energia promove a inclusão social”, comenta Marcelo Pazoti, coordenador de Obras da Energisa Mato Grosso.

O LPT traz benefícios diretos para a vida das comunidades atendidas. Contribui para redução da pobreza e aumento a renda familiar; facilita a integração aos serviços públicos e aos programas sociais do governo federal; permite a melhoria no abastecimento de água, saneamento básico, saúde e educação, fortalecendo o capital social das comunidades; possibilita aquisição de eletrodomésticos e outros equipamentos para uso no meio rural; gera empregos, com uso de mão de obra local e aplicação de materiais e equipamentos nacionais; além de favorecer a permanência das pessoas no campo, com a melhoria da qualidade de vida.

Há ainda outros benefícios socioeconômicos decorrentes da chegada da energia elétrica, como o aumento na produção agrícola, que gera nova renda e empregos, como na criação de farinheiras, resfriadores, poços comunitários, entre outros.

Famílias de 55 municípios mato-grossenses poderão experimentar essa mudança de vida até setembro. Na lista de cidades atendidas estão Aripuanã, Juína, Cotriguaçu, Juara, Colniza, Nova Bandeirantes, Cuiabá, Paranatinga, Comodoro, Claudia, Rondolândia, Confresa, Apiacás, entre outras.

Fonte: A TRIBUNA MT

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »