Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Programa estimula economia rural em Aripuanã

horta

O Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais, cujos trabalhos estavam suspensos por conta da pandemia de coronavírus, está sendo retomado em Aripuanã. O plano de ação 2020/2021 está em andamento, com o retorno das atividades. As ações têm como objetivo a criação de estímulos à expansão, diversificação e capacitação das cadeias produtivas a fim de integrá-las ao processo de crescimento econômico da região. A iniciativa é fruto da parceria entre a Nexa e o Pacto das Águas. No total, são atendidos cerca de 100 produtores locais. Neste primeiro momento, a assessoria técnica será oferecida de modo remoto.

A ação começou a ser executada em 2019, sem nenhum custo para os participantes, está inserida no eixo de Desenvolvimento Econômico da estratégia de atuação social da Nexa e integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, empreendimento implantação no município. No primeiro ano foi realizado o diagnóstico das atividades produtivas, além de visitas técnicas às propriedades rurais. Para este ano, estão previstas capacitações de agentes públicos, com foco na gestão de associações e cooperativas; intercâmbio para fomentar a geração de renda e o protagonismo feminino na agricultura familiar; assessoria técnica, com ênfase na regularização fiscal e contábil; além de campanhas educativas.

A analista de Desenvolvimento Local e Projetos Sociais do Projeto Aripuanã, Alice Castilho, esclarece que a iniciativa foi concebida para apoiar o desenvolvimento sustentável e integrado das cadeias produtivas do município. “Esse apoio técnico busca otimizar as demandas e gerar melhorias na qualidade de produção. Promover o desenvolvimento local significa implementar ações que permitam inclusão social, fortalecimento e diversificação da economia local. As ações se propõem a capacitar os produtores, promover ações de formalização e possibilitar melhorias na produção”.

O coordenador técnico do Pacto das Águas, Emerson de Oliveira, explica que a nova edição do Programa será estendida ao público da Área de Influência (AI) do Projeto Aripuanã. Segundo ele, o objetivo é expandir ao máximo o número de pessoas atendidas. “O fortalecimento das cadeias produtivas é uma forma de consolidar a permanência do homem no campo. O trabalho técnico também envolverá as novas gerações sobre a importância da continuidade do legado nas famílias”.

Ainda de acordo com Oliveira é preciso reestruturar a produção agrícola do município, que, segundo ele está estagnada e não tem acompanhado o crescimento econômico da região. Ele cita como exemplo a produção de hortifrúti (frutas e hortaliças), cuja produção não consegue atender a forte demanda por esses produtos. “Temos que criar oportunidades para os pequenos produtores. Hoje em Aripuanã, por exemplo, a produção de abobrinha está sendo adquirida do estado vizinho de Rondônia. Assim, temos que diversificar cada vez mais os nossos produtos”, finaliza.

 

Fonte: Da Assessoria, Thiago Itacaramby

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »