Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

PF destrói R$ 10 mi em equipamentos de garimpeiros em Rondônia

balsa

Garimpeiros fluviais que atuam irregularmente na extração de ouro em Rondônia foram surpreendidos nesta quinta-feira (17/2) por uma operação de órgãos ambientais e da Polícia Federal.

A operação Submerso (batizada em referência ao uso de mergulhadores no garimpo nessa região) é realizada no Rio Roosevelt, que atravessa as Terras Indígenas Roosevelt, Zoró e Aripuanã.

Os alvos da operação são garimpeiros que usam dragas para revolver o fundo do rio e peneirar os sedimentos em busca de ouro. No processo, são usados elementos como o mercúrio, que é tóxico e pode afetar gravemente a saúde de populações que consomem a água e os peixes do rio.

Esse tipo de garimpo ilegal ganhou notoriedade no país em novembro do ano passado, quando centenas de balsas garimpeiras se concentraram num ponto do Rio Madeira perto de Manaus (AM) e também foram combatidas por forças federais.

A operação Submerso é uma parceria entre Polícia Federal, Ibama e Polícia Militar de Rondônia. Segundo o último balanço, foram destruídas 12 balsas com dragas, além de pás escavadeiras, motores e veículos. Segundo a PF, os equipamentos destruídos até agora estão avaliados em R$ 10 milhões.

Os policiais atuam num trecho do Rio Roosevelt na região da cidade de Espigão do Oeste. Até agora, não há informações sobre pessoas presas ou feridas na operação.

Fonte: Raphael Veleda/Metrópoles

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »