Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa renova parceria que assegura políticas de proteção às mulheres, crianças e adolescentes em Aripuanã

nexa

A Nexa e a Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos de Aripuanã renovaram o compromisso de fortalecer a atuação da rede de proteção e políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres. A iniciativa denominada “Aripuanã por Elas”, iniciada em 2020, conta com o apoio técnico do Instituto Votorantim e da Ecos-Comunicação em Sexualidade. Em reunião de alinhamento com gestores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foi apresentado o diagnóstico situacional do município, realizado no ano passado. O objetivo foi mapear e identificar contextos de vulnerabilidade, os tipos de violência vivenciada pelo gênero para, assim, fortalecer a articulação e atuação da rede de proteção.

Para este ano está prevista a 1ª Oficina Formativa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e diálogo sobre instrumentos de notificação, idealizada para acontecer até a primeira quinzena de abril. Como prevê ações in loco, a data depende do cenário da Covid-19. As campanhas educativas que serão desenvolvida ao longo do ano, vão engajar e estimular homens e jovens no fortalecimento pelo fim da violência contra as mulheres em seus diversos tipos.

Direitos das Crianças e Adolescentes: Também foi repactuado com a gestão local o programa VIA – Proteção de Direitos e Prevenção à Violência contra Crianças e Adolescentes, durante a reunião, que contou com a participação de representantes do Instituto Aliança, que realiza as ações em parceria com representantes do poder público e sociedade civil organizada. O Programa Votorantim pela Infância e Adolescência foi iniciado em 2018 e está em seu terceiro ano de atuação e a parceria tem como principal diretriz promover o fortalecimento da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos do município de Aripuanã.

Na avaliação da psicóloga e diretora executiva da Ecos-Comunicação em Sexualidade, Juny Kraiczyk, é importante se atentar às violências e abusos sexuais cometidos sobretudo em tempos de isolamento social, considerando que, o Brasil é um dos países com índice mais alto de violência, ocupando a 5ª posição no ranking mundial e que a violência contra a mulher, crianças e adolescentes tem raízes que remetem a questões culturais.

“As pessoas que já sofriam violência antes da pandemia, neste momento estão mais vulneráveis. Encontraram menos pontos de apoio, em razão do isolamento proposto durante o período de pandemia, o que para algumas mulheres agregou mais riscos. As crianças, por exemplo, ficaram com menos acesso ao mundo externo e reféns da situação de violência no âmbito doméstico”, alerta.

Fundadora e Diretora do Instituto Aliança, Márcia Campos afirma que a escola é um ambiente muito importante para a proteção das crianças e dos adolescentes. “Se no ambiente familiar elas têm dificuldade, na escola elas já podem sinalizar, conversar, ou mesmo os professores e a direção escolar bem preparados podem notar que algo está acontecendo com aquela criança ou com aquele adolescente. No momento, as escolas funcionando somente a distância, dificulta mais a denúncia dessas situações de violação. Por isso, é muito importante neste período de pandemia, que a rede de vizinhos atue nas denúncias quando suspeitarem de alguma situação de violência sexual”, afirma.

Maria do Carmo Ferreira, Secretária Municipal de Assistência Social ressalta a importância do trabalho em equipe para fortalecer a rede de proteção e assegurar a garantia de direitos no município. “Além do trabalho em conjunto entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar e a Polícia Civil também são nossos parceiros nas oficinas e campanhas educativas desenvolvidas para o programa. Essa rede de apoio nos permite acompanhar as situações de violência, para a partir desse monitoramento possamos orientar e assegurar dentro da lei os direitos dessas pessoas, de acordo com cada caso”, explica.

Rodrigo Fonseca, Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã, considera que a parceria garante o fortalecimento da cidadania e protagonismo da sociedade civil com o desenvolvimento local. “O propósito é preparar os profissionais de Aripuanã, atores do Sistema de Garantia de Direitos, para o atendimento da população infanto-juvenil e das mulheres, fortalecendo o trabalho da Rede de Proteção Social na região”.

Fonte:  Da Assessoria, Francielle Mesquita

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »