Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa realiza Semana do Meio Ambiente com conscientização de colaboradores e familiares

divulgacao-3

A Nexa realiza, de 31 de maio a 7 de junho, uma série de ações para promover a conscientização ambiental, reunindo colaboradores próprios e prestadores de serviços do maior investimento mineral do Estado de Mato Grosso, o Projeto Aripuanã. A mobilização faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A iniciativa busca estimular a reflexão sobre o impacto do consumo de recursos naturais e do descarte de resíduos, incentivando práticas sustentáveis na empresa e fora dela. A “Semana Meio Ambiente na Prática” abre espaço para que os profissionais busquem formas de promover o desenvolvimento sustentável.

Conforme a programação, no dia 31 de maio, o CEO da empresa, Tito Martins, fará a abertura das atividades, com um vídeo destacando os esforços que estão sendo realizados na área ambiental. No período da tarde, está previsto o Diálogo de Meio Ambiente, em formato de Live, para divulgar os principais resultados da frente de meio ambiente da empresa. No mesmo dia, haverá coletas seletivas nos canteiros de obra e nas principais atrações turísticas de Aripuanã.

Ao longo da semana estão programadas atividades que irão capacitar os profissionais por meio de treinamento e palestra. É o caso das dinâmicas de captura de animais e organização e coleta seletiva no ambiente corporativo, respectivamente nos dias 1º e 2 de junho. No dia 2 de junho, os participantes terão a oportunidade de aprender como fazer uma hortaliça na sua casa. A programação prevê também a caminhada ecológica, com passeio nas principais atrações turísticas do município. A concentração será no Balneário Oásis, no dia 5 de junho, às 8h. Lembrando que todos os participantes precisam respeitar as medidas de biossegurança para o controle da disseminação da covid-19. Portanto, o distanciamento de 1,5m e o uso de máscara e álcool em gel são obrigatórios.

As famílias dos colaboradores também vão participar de uma atividade para estimular a reflexão e a criatividade. A ideia é propor que as crianças criem um desenho com o tema “Meio Ambiente: o futuro que eu quero”. Elas deverão usar a criatividade com materiais da natureza para compor a obra, como folhas secas, pedaços de galhos, materiais recicláveis, entre outros. Os colaboradores deverão fotografar a peça e enviar para a área de Comunicação da empresa. Todas as obras enviadas formarão um grande painel que irá ambientar o escritório da Nexa.

divulgacao-1

Para a Analista de Meio Ambiente do Projeto Aripuanã, Rafaela Carvalho Louvison Ferrari, as atividades têm como proposta envolver e engajar os colaboradores sobre as questões ambientais. Ela explicou que a temática central desta edição é a restauração de ecossistemas. “Uma vez o conhecimento transmitido, forma-se uma rede de multiplicadores dos valores e da cultura da preocupação com o meio ambiente. Uma das formas de envolver os empregados nos diálogos é abordar temas que fazem parte da rotina profissional como os riscos críticos de meio ambiente, descarte de resíduos e análise de acidentes ambientais, além disso, reforçar os programas internos”, avalia.

“As atitudes do dia a dia, mesmo que simples, são de extrema importância para a preservação dos recursos naturais. Incentivamos que cada empregado seja capaz de identificar sua relação com o meio ambiente na área em que atua. Ao mesmo tempo, evidenciamos as ações da própria empresa, com o desafio de construir um dos empreendimentos mais sustentáveis da mineração”, afirma Rodrigo Fonseca, Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã.

Ações de Responsabilidade Ambiental – O desenvolvimento sustentável é um dos compromissos da Nexa. Por isso, diversas iniciativas vêm sendo efetuadas em Aripuanã. São ações que garantem o equilíbrio ecológico às gerações futuras. O monitoramento dos recursos hídricos é realizado desde 2018, com coletas e análises laboratoriais das águas superficiais e subterrâneas, em pontos internos e externos aos limites do Projeto Aripuanã. As análises são efetuadas trimestralmente. Outra iniciativa é o resgate da fauna que foi implantado desde o início da construção do empreendimento, em 2019. Trata-se do Programa de Acompanhamento de Supressão Vegetal e Eventual Resgate de Fauna, que já resgatou o total de 818 animais, sendo 387 répteis, 324 anfíbios, 99 mamíferos e 8 aves.

Em Aripuanã, a Nexa instalou o viveiro de mudas como resultado das atividades de resgate de flora. Em 2020, a empresa distribuiu 100 mudas de árvores para seus funcionários, incentivando os colaboradores a preservação do meio ambiente. Além disso, promoveu o curso sobre plantio de mudas junto à comunidade local. No mesmo ano, a empresa realizou a capacitação ambiental para professores e gestores escolares. Cerca de 90 educadores participaram dos cursos de formação em Educação Ambiental. Em abril de 2021, as equipes do Programa de Educação Ambiental (PEA) deram início às Oficinas Participativas de Construção de Projetos de Sustentabilidade de Baixo Custo, juntamente com a comunidade escolar. Duas escolas da rede pública municipal vêm dando um excelente exemplo de preocupação e cuidado com o meio ambiente. A alternativa sustentável consiste em uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado para que posteriormente seja transformado em sabão líquido e em formato de barra. Além do ganho ambiental, os produtos estão contribuindo para reforçar a limpeza e higiene das famílias. As escolas participantes são Maria Luiza do Nascimento Silva e Escola Estadual São Francisco de Assis.

Fonte: Da Assessoria, Thiago Itacaramby

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »