Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa realiza mutirão de vigilância e controle das doenças endêmicas em Aripuanã

divulgacao

Com as chuvas constantes e as altas temperaturas do verão, cresce a preocupação com o aumento da proliferação de doenças endêmicas, sobretudo aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya. Diante disso, a Nexa, por meio da Área de Saúde Ambiental, realizou no final do ano, mutirão de combate às doenças típicas da estação do ano, reforçando alguns cuidados para evitar a contaminação e proteger os moradores de Aripuanã. Nos últimos dois anos, a empresa tem monitorado o comportamento das doenças endêmicas, por meio de diagnóstico mensal, mediante avaliação dos focos, seja no período chuvoso, bem como na estiagem, época de proliferação dos casos de malária.

Segundo o consultor em saúde pública, o médico sanitarista Anderson Cougo, as ações de manejo clínico das doenças endêmicas são realizadas em três eixos de atuação. O primeiro são ações de promoção à saúde humana, com campanhas informativas sobre os sintomas e os tratamentos disponíveis na rede pública de saúde. Outra frente é o monitoramento entomológico, que acompanha o comportamento dos vetores e, por fim, a identificação dos pontos críticos que são devidamente relatados ao poder público e demais órgãos de controle.

“É importante que a comunidade esteja sempre atualizada para que as ações de controle, diagnóstico e tratamento das doenças sejam realizadas de forma planejada para o alcance dos melhores resultados. Sem a devida participação da população não teremos avanços. As campanhas e o engajamento social são essenciais para o controle dessas doenças”, afirma o médico sanitarista.

O gerente geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, explica que a Nexa investe em programas prioritários de saúde e bem-estar para criar um ambiente favorável para a comunidade local. “As nossas ações são focadas na prevenção das doenças endêmicas. É importante que estejamos alinhados com todos os setores da sociedade civil. Precisamos nos manter sempre vigilantes e contar com o apoio de todos. O nosso trabalho é mobilizar e orientar a população, assim como os nossos colaboradores, para desenvolvermos medidas de manejo ambiental para o controle das doenças, sinaliza.

Parceria – Em 2019, a Nexa doou três caminhonetes ao município de Aripuanã destinadas à atuação na área de saúde, em especial ao programa de malária. As doações são fruto de uma parceria público-privada que é parte das medidas de mitigação junto à comunidade de apoio ao Poder Público Local e Apoio à Vigilância em Saúde, contidos no Plano de Controle Ambiental (PCA) e Plano de Ação e Controle da Malária (PACM) do Projeto Aripuanã, em fase final de implantação. O objetivo é fortalecer a atuação das equipes de saúde do município. Nos anos de 2019 e 2020, também foram realizadas parcerias com o poder público local com ações e campanhas de controle da malária. Outra atividade conjunta com a Prefeitura ocorreu nas comunidades rurais de Conselvan, Milagrosa e Morena, promovendo a conscientização sobre os riscos causados pelas doenças endêmicas, dados estes monitorados e supervisionados através da visita técnica do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso, no segundo semestre de 2021.

Fonte: Da Assessoria, Thiago Itacaramby

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »