Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa realiza campanha de monitoramento hídrico em Aripuanã

nex

O Programa de Gestão das Águas Superficiais e Subterrâneas, desenvolvido pela Nexa como parte do Programa de Controle Ambiental (PCA) consiste na avaliação da qualidade das águas no entorno do Projeto Aripuanã, que está na fase de implantação. Como parte do programa, a Nexa realizou mais uma ação, nos dias 12 a 16 de abril, com apoio da empresa Agroanálise Laboratórios Integrados, que realiza o recolhimento de material hídrico desde 2018.

As coletas e análises laboratoriais das águas superficiais e subterrâneas, em pontos internos e externos aos limites de domínio do empreendimento, são efetuadas trimestralmente. O recolhimento é feito de forma manual e há 39 pontos de coleta de água, dentro e fora do empreendimento, que inclui córregos, rios, nascentes e poços de água subterrânea.

O Programa de Gestão das Águas possui também relação direta com a geração de efluentes sanitários e oleosos no empreendimento, efluentes esses que após passarem por tratamento adequado, atendendo aos limites legais estabelecido pela legislação, são descartados nos corpos, que por sua vez são monitorados em 7 pontos, dentre eles, efluentes das ETE’s (Estações de Tratamento de Esgoto), caixas separadoras de água e óleo e bacias de decantação.

O Analista Ambiental Pedro Ivo Baptista, da Sete Soluções e Tecnologia Ambiental, destaca a importância da ação para evitar e minimizar, ao máximo, o impacto causado aos corpos hídricos. “O objetivo é garantir a preservação da qualidade das águas sob a influência direta do empreendimento, além de fornecer dados para avaliação da eficiência dos sistemas de controle ambiental, adoção de medidas corretivas, quando se fizerem necessárias, e manter as características dos cursos d’águas e aquíferos em níveis em conformidade com os limites legais estabelecidos”, enfatiza Pedro

O processamento de análise das amostras é realizado por empresas especializadas e devidamente habilitadas, com certificado de acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO. A metodologia de coleta e armazenamento das amostras, seguem os critérios estabelecidos pela norma técnica ABNT NBR 9.898, considerando a preservação e técnicas de amostragem de afluentes líquidos e corpos receptores.

Sobre a Nexa: A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Fonte: Da Assessoria/ Francielle Mesquita

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »