Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa incentiva regularização de produtores rurais em Aripuanã

img

A Nexa, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Pacto das Águas, iniciou a Campanha de Regularização de Produtores Rurais em Aripuanã, como uma das etapas do Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais, frente de ação contemplada no Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã. Os detalhes da campanha, além de outras ações previstas para 2021, foram apresentadas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDER) e para a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), em março deste ano.

Inicialmente planejada com ações presenciais, a estratégia de trabalho foi toda reformulada para, temporariamente, ocorrer no formato remoto, visando evitar contágio com o novo coronavírus e seguir as medidas preventivas dos órgãos de saúde. A iniciativa prevê apoio aos produtores, grupos produtivos, associações e cooperativas do município no processo de adequação de suas atividades rurais. Uma vez formalizados, os produtores e organizações rurais tornam-se aptos à comercialização formal dos seus produtos, podem participar de compras públicas, acessar linhas de crédito e obter financiamento dos seus projetos. Qualquer produtor do município pode participar da campanha e receber suporte para regularização dos seus negócios, sendo necessário apenas o cadastramento no Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais.

A Pacto das Águas, parceira da NEXA nesse trabalho, é a responsável pela condução do trabalho de orientação técnica aos produtores e grupos produtivos nos trâmites administrativos para regularização e emissão de documentos que permitem a comercialização de produtos e/ou acesso às políticas públicas, como a Inscrição Estadual e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Quando necessário, também há apoio técnico na emissão de Declaração de Posse. Emerson de Oliveira Jesus, Coordenador Técnico de Projetos na Pacto das Águas, esclarece como vem sendo conduzido o trabalho.

“Estamos conseguindo prestar atendimento ao produtor remotamente por meio de mensagens, ligações de WhatsApp e, quando necessário, videoconferência. Ao todo, foram mobilizadas 57 pessoas do banco de produtores rurais cadastrados no programa da NEXA. Desse grupo, nove pessoas já iniciaram o processo de regularização, com ajuda dos técnicos da Pacto das Águas”, enfatiza.

A Analista de Gestão Social da Nexa, Sofia Furmanski, fala dos benefícios da regularização na região. “O aumento do número de produtores regularizados fortalece o setor rural por meio da

ampliação de oportunidades de comercialização dos seus produtos, dá suporte para acesso às linhas de crédito e aporte financeiro para seus projetos, o que tem potencial para ser convertido no aumento da oferta de produtos no mercado local”.

Outras ações

Além de apoio nos processos de regularização, os produtores rurais que aderirem ao Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais da NEXA podem contar também com Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), por meio do trabalho de um agrônomo dedicado a auxiliar os produtores em melhorias e necessidades da horticultura, pecuária, produção cafeeira e outras cadeias produtivas.

Contato para agendamento: Os produtores rurais interessados em obter apoio para a regularização e aprimoramento técnico podem entrar em contato direto com a equipe da Nexa e Pacto das Águas, pelo telefone (66) 3565-2766, realizando ligações ou trocando mensagem de Whatsapp.

Fonte: Da Assessoria/ Francielle Mesquita

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »