Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa frustra Câmara de Vereadores e não envia representantes à reunião sobre o Projeto Aripuanã

nexa

A Câmara de Vereadores de Aripuanã realizou na segunda-feira passada (10), uma reunião para debater sobre as contrapartidas que deverão ser feitas ao município, pelo empreendimento Nexa, devido aos impactos gerados pelo Projeto Aripuanã.

Também participaram do encontro, o promotor de Justiça Carlos Frederico, prefeito Jonas Canarinho, secretários municipais, advogados, representantes da Polícia Militar, associações, sindicatos, e imprensa local. Para a reunião na Casa Legislativa, os vereadores oficializaram convite aos representantes da empresa Nexa, que não compareceram, para frustração do público presente.

O presidente da Câmara, vereador Tita da Morena, lamentou a ausência dos representantes da empresa na reunião. “No último dia cinco recebemos um ofício da Nexa, comunicando que não participaria da reunião e que somente após a manifestação da SEMA/MT é que apresentaria aos gestores públicos locais, os Programas de Controle Ambiental. Acho que eles poderiam ter comparecido pessoalmente, pelo menos pra falar o que vai ser feito e o que não vai. Só que continuaremos buscando as respostas que a população aripuanense tanto cobra”, diz.

Conforme o subcomandante da PM de Aripuanã, tenente Antonietti, o que foi proposto pela empresa, em conversas anteriores, para o setor da segurança pública do município, seria a doação de viaturas para as polícias Civil e Militar. “Para a PM, isso não é viável, porque a frota de viaturas do Estado é locada e a empresa locadora é quem faz a manutenção. Assim sendo, não teríamos recursos para arcar com esse serviço, e os veículos eventualmente virariam sucata. Nossa maior necessidade é a construção de um quartel, já que atualmente utilizamos um imóvel alugado”, completa.

Segundo o vereador Geraldo Lara, esta seria a oportunidade de o Poder Público Municipal participar das discussões sobre as necessidades do município e saber o que o empreendimento pode oferecer. “O que nós queremos saber, é o que será investido e para quais áreas serão destinados os investimentos, apenas isso. Não podemos aceitar que a empresa decida sozinha sobre essas medidas mitigadoras”, enfatiza.

De acordo com a Nexa, deve ser investido R$ 1 bilhão no desenvolvimento de um projeto polimetálico de zinco, cobre e chumbo no município de Aripuanã, no noroeste de Mato Grosso. O projeto fortalece a posição da empresa como uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco, liderando a produção do minério na América Latina.

O investimento consiste em uma mina subterrânea para lavra e beneficiamento dos minérios zinco, cobre e chumbo. O Projeto Aripuanã representará o início das atividades da empresa no Estado. O empreendimento está previsto para entrar em operação em 2020, porém ainda aguarda a Licença de Instalação (LI) pela SEMA/MT.

Fonte: Top News

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »