Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa e Senai-MT entregam centro de formação profissional em Aripuanã

senai

Os moradores e estudantes de Aripuanã receberão uma nova e moderna estrutura de ensino para crianças, jovens e adultos do município. Com capacidade para atender cerca de mil estudantes, em três turnos, a antiga Escola Estadual Professor Elidio Murcelli Filho, que será inaugurada nesta quinta-feira, (13), passou por uma reforma completa e irá abrigar as turmas dos cursos gratuitos do Programa de Qualificação Profissional, oferecidos pela Nexa em parceria com o Senai-MT. Ao término das qualificações, em 2021, o prédio se mantém como um legado para comunidade escolar.

 Ao todo, as instalações contam com 14 salas de aula e 6 laboratórios totalmente reformados e equipados, elevador, rampas de acessibilidade e ambiente climatizado, proporcionando bem-estar aos alunos.  Com investimento de R$ 2,9 milhões, a iniciativa se deu por meio da cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Prefeitura Municipal de Aripuanã.

 Luana Silva Sampaio, de 18 anos, faz parte da turma do curso de Mecânico de Manutenção Industrial de Mineração. Ela nasceu em Carapicuíba, São Paulo, mas é praticamente uma aripuanense, pois se mudou para o município com a família quando ainda tinha apenas um ano de idade. Luana ficou sabendo do curso por meio de uma palestra sobre o Programa de Qualificação Profissional da Nexa, no ano passado, época em que estava concluindo o ensino médio na Escola Estadual Elidio Murcelli Filho.

 A jovem ficou atenta ao período de inscrições e quando chegou a hora, não perdeu tempo, pois viu ali uma grande oportunidade de liderar seu crescimento profissional. Agora, já em sala de aula, Luana sente que fazer parte deste curso e estudar em uma estrutura ampla e completa é uma porta para futuras oportunidades. “Estou achando o curso muito proveitoso e o ensino é de grande eficiência. Eu fico admirada com a forma com que somos tratados, principalmente a educação e a importância que eles dão a cada um dos alunos. A escola também está bem estruturada, confortável e aconchegante. Nada melhor que um bom ambiente para um ensino de qualidade”, destaca.

 Fátima Etiene de Lima, de 35 anos, é outra moradora beneficiada pelo programa. A trabalhadora autônoma, que mora há mais de 15 anos em Aripuanã, ficou sabendo do curso pela internet e não perdeu tempo quando o período de inscrições foi aberto. Hoje ela faz parte da turma do Curso de Eletricista de Manutenção e Automação e está bastante empolgada com a oportunidade. “Estou gostando muito das aulas, pois tenho a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e pretendo seguir carreira nesta área. A reforma da escola ficou ótima, os laboratórios são essenciais para aprimorarmos os nossos conhecimentos e colocar em prática o que vimos nas aulas teóricas. A estrutura está excelente”, comenta.

 Para o gerente geral do Projeto Aripuanã, Marcelo Costa, a reforma da escola representa um passo importante para qualificação de profissionais da região. Além disso, irá contribuir na melhoria da infraestrutura e a qualidade do ensino público. “As novas instalações vão proporcionar um ambiente escolar adequado para que o aluno se sinta acolhido, já que futuramente o espaço será incorporado ao patrimônio público”, esclareceu.

 O secretário municipal de Educação e Cultura, Ermes José dos Reis, revela que os ambientes servirão futuramente para as atividades extracurriculares dos alunos do município. Por exemplo, serão oferecidas aulas de dança, teatro, música, entre outras atividades. “É um espaço muito importante para nós. O nosso planejamento prevê ainda o ensino superior, com aulas de ensino a distância, numa parceria com o Senai-MT”, afirmou.

 Segundo a diretora regional do Senai-MT e superintendente do Sesi-MT, Lélia Abadio Brun, a parceria com a Nexa foi desafiadora por atender a uma nova área de atuação em uma cidade onde a instituição não possui uma base instalada. “Buscamos a expertise de outros estados, investimos na contratação dos melhores profissionais com a competência requerida pelo setor e fizemos, mais uma vez, com que a missão do Senai fosse cumprida, ao oportunizar uma mudança na vida das pessoas e dar suporte à indústria. Quando uma indústria se instala a cidade toda se transforma. Estamos muito satisfeitos com o impacto positivo da Nexa em Aripuanã”, ponderou.

Programa de Qualificação Profissional

O Programa de Qualificação Profissional da Nexa é uma oportunidade para 500 jovens e adultos de Aripuanã e região se prepararem para o mercado de trabalho. Os candidatos foram selecionados para participar de um dos cursos gratuitos oferecidos pela empresa em parceria com o Senai-MT. Ao final do Programa, todos os participantes, que cumprirem com a carga horária das atividades previstas, receberão um certificado de qualificação profissional válido em território nacional. Para saber mais sobre o programa, acesse a página do Projeto Aripuanã: www.projetoaripuana.com.br.

Fonte: Da Assessoria, Thiago Itacaramby

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

Publicidade

Publicidade

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
Vilson ladislau
sábado, abr 4. 2020 10:31 AM
Bom dia a todos da rádio navegantes estou ouvindo a rádio aqui de três Lagoas MS manda um abraço aqui pra pra nós família ladislau

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »