Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nexa e Senai iniciam aulas do Programa de Qualificação Profissional em Aripuanã

nexa

Após etapas do processo seletivo, que contou com cerca de 1.500 participantes, as primeiras turmas do Programa de Qualificação Profissional, uma iniciativa da Nexa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), começaram as aulas nesta segunda-feira (1º), em Aripuanã. Em sala de aula, muita expectativa com a chance de aprendizado, que vai gerar mais qualificação para os alunos.

Entre os 500 candidatos aprovados no Programa, está a jovem Sirlei Martins, que vê nos cursos a chance de se desenvolver profissionalmente. “Fiquei sabendo do processo seletivo e me inscrevi para o Curso de Operação de Mina. Com essa qualificação pretendo ter crescimento profissional e maior preparação para o mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos, compostos por aulas teóricas e práticas, estão sendo realizados em Aripuanã e terão duração de quatro a cinco meses, de acordo com a área escolhida. Ao final do Programa, todos os participantes que cumprirem com a carga horária e atividades previstas, receberão um certificado emitido pelo Senai-MT, que é válido em todo território nacional.

Para o gerente geral do Projeto Aripuanã, Marcelo Costa, o programa é uma das ações que a Nexa tem desempenhado na região para incentivar a formação de mão de obra em múltiplas áreas. “A Nexa tem a preocupação de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua. Essa é uma característica da empresa. A parceria com o Senai-MT é importante, assim como a participação da comunidade, que abraçou o Programa, ajudando a divulgar e incentivando as inscrições. Mais do que um certificado, os cursos elevam as chances para inserção ou reposicionamento no mercado de trabalho, uma vez que possuem reconhecimento nacional”, afirma.

“O Programa de Qualificação Profissional em parceria com a Nexa é um grande desafio por se tratar de um novo segmento dentro do escopo de atuação do Senai-MT. No entanto, está diretamente alinhado com nossa missão de promover o desenvolvimento socioeconômico da região e a competitividade da indústria. Por isso, formamos uma equipe técnica e viabilizamos a estrutura necessária para assegurar o desenvolvimento e todas as competências necessárias para quem vai atuar na empresa. Este é um grande projeto e estamos muito satisfeitos com o avanço para mais uma etapa”, destaca Lélia Brun, Diretora Regional do Senai-MT.

Outra candidata selecionada para o Programa é Silvia Letícia, que acredita no quanto a formação pode abrir chances profissionais no futuro. “Minha expectativa com relação ao curso é adquirir experiência na área escolhida. Vou dar o máximo de mim e aproveitar a chance que estou tendo”, comenta.

Dinâmica dos cursos – No total, 500 candidatos foram selecionados para o Programa de Qualificação Profissional. Todos passaram por um processo seletivo de duas etapas, na primeira eles fizeram provas de conhecimentos em português e matemática. Na segunda, participaram de testes específicos para avaliação de perfil profissional. A empresa conta, ainda, com um cadastro reserva, com 167 aptos, que poderão ser contatados em casos de desistência.

No total, são nove cursos gratuitos, divididos em seis diferentes áreas de atuação: auxiliar de operação em britagem e moagem; auxiliar de logística e almoxarifado; eletricista de manutenção e automação; mecânico automotivo de linha pesada; mecânico de manutenção industrial de mineração; operador de máquinas de nivelamento, carregamento e transporte de superfície; operador de máquinas de perfuração, carregamento e transporte em subsolo; operador de máquinas de saneamento e contenção de teto em subsolo; e auxiliar de operações de geologia e sondagem.

 

Sobre o Projeto Aripuanã

A Nexa obteve, em dezembro de 2018, a Licença de Instalação (LI), concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema-MT), para o Projeto Aripuanã, que prevê investimentos de US$ 392 milhões de dólares para a planta industrial de extração e beneficiamento de concentrados de zinco, cobre e chumbo, no município de Aripuanã, localizado ao Noroeste de Mato Grosso. O início da operação está previsto para 2021. Para saber mais sobre projeto, acesse: www.projetoaripuana.com.br.

 

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil. Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Por: Fernando Brunes – Analista de Comunicação

 

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »