Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mato Grosso reduz em 41,5% os alertas de desmatamento em agosto

operacao-conjunta-em-colniza-contra-desmatamento-ilegal

Mato Grosso reduziu em 41,5% os alertas de desmatamento em agosto deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dado oficial do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ao comparar o mês de agosto de 2021 em relação a agosto de 2019, a redução é de 54%. A curva decrescente dos alertas de desmatamento é resultado das ações contínuas e da fiscalização intensificada nos municípios que mais desmatam, por meio da Operação Amazônia, uma força tarefa que integra órgãos estaduais e federais sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A operação Amazônia tem como instrumentos o reforço das forças de Segurança, monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime e a responsabilização de infratores.

Reforço Nacional

No mês de julho a Operação Amazônia obteve apoio do Exército Brasileiro por meio da Operação Samaúma para fiscalizar, autuar e prevenir danos ambientais nas cidades que mais desmatam.

“A redução nos alertas de desmatamento é um esforço do Governo do Estado para combater os crimes ambientais com fiscalização contínua e efetiva, dando prioridade aos municípios que mais desmatam e também das ações integradas com os órgãos federais. O apoio do Exército por meio da operação Samaúma é muito importante”, afirmou o secretário Executivo da Sema, Alex Marega.

Outro apoio importante é o de agentes da Força Nacional de Segurança Pública que desde agosto reforçam as operações de combate às queimadas, incêndios florestais e desmatamentos ilegal. O reforço integra a chamada Operação Guardiões do Bioma, deflagradas pelo Governo Federal para proteger a Amazônia.

Tolerância Zero

O combate ao desmatamento ilegal faz parte da política pública do Governo do Estado de Mato Grosso de tolerância zero para transgressões às leis ambientais. O Estado investe este ano R$ 73 milhões em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal, o maior investimento na área ambiental já feito.

A Sema utiliza, além da fiscalização em campo, a Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que utiliza Imagens de Satélite Planet no combate ao desmatamento ilegal. A ferramenta, contratada pelo REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento

Operação Amazônia

A operação Amazônia é contínua, mas intensifica a atuação da fiscalização e das forças de Segurança Pública nos municípios que mais desmatam.  O Estado aplicou R$ 1,5 bilhão em multas nos primeiros oitos meses do ano, e embargou 324 mil hectares por crimes contra a flora. Foram apreendidos 139 tratores pneu, 80 tratores esteira, 93 motosserras, 118 caminhões, 22 veículos, 34 armas de fogo e 39 pessoas conduzidas à delegacia.

Os maquinários de porte médio e pesado, e outros acessórios rurais flagrados na prática de crimes ambientais, são removidos do local, para evitar a reincidência e a continuidade do dano ambiental.

Renata Prata | Sema/MT

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »