Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Instituição realiza 1ª edição do Campeonato APAE de Judô em Aripuanã

judo

A primeira edição do Campeonato APAE de Judô teve como ponto alto a inclusão de atletas no meio esportivo. Os combates aconteceram na quarta-feira, 03 de outubro, no salão de eventos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizado na Rua Maria Paz Passarinho, n° 104, bairro Centro. O evento foi uma realização da Associação Yawara de Judô MT de Aripuanã.

O Sensei Rubens Oliveira Sedor, que é o responsável técnico do Projeto, afirma que o esporte faz parte da terapia dos excepcionais na associação. “O judô sempre foi uma ferramenta para organizar as aulas no dia-a-dia. Eles já faziam alguns fundamentos, então pensei ‘por que não o judô?’”, conta o Sensei, que trabalha na Apae a mais de um ano.

Ele explica que a intenção de treinar os alunos da associação para participarem de competições é de gerar oportunidades, além de trazer a família para acompanhar as atividades e torná-la mais próximas dessas pessoas, instigando o respeito e obediência.

O treinador SEMPAI Thiago Alves P. da Silva aponta que nos dois treinos semanais, 19 alunos botam o quimono, caem no tatame para lutar, e aceitam competir até com aqueles que não têm nenhuma deficiência, pois ele nota que cada aluno pegou a vontade de lutar para eles próprios.

Segundo os pais, o esporte tem sido uma excelente ferramenta de socialização e inclusão social dos meninos e meninas. “Faço questão de vencer o preconceito incentivando a Ellen a praticar o judô e outros esportes. Sinto muito orgulho dela”, enfatizou Maria Aparecida de Gomes Souza, mãe da medalhista.

A dona de casa dona Marina dos Santos Pereira, vó de uma da medalhista, a Maria Helena, recorda que a neta, de 18 anos, sempre foi uma pessoa tranquila, e que há um ano começou a praticar o judô com o incentivo das professoras da Apae, o que foi aprovado pela família, já que todos os dias ele chega em casa feliz.

“Ela está gostando muito. Todos os dias ele chega feliz da vida em casa. Enquanto isso continuar acontecendo, e ela ganhando mais qualidade de vida, apoiamos tudo que for fazer”, diz dona Marina.

Conforme a presidente da Apae Loiri de Rê, o esporte melhorou muito o desempenho dos alunos nas atividades escolares. “É uma filosofia de vida. E todos estão assimilando muito bem isso na sala de aula. Aqui só tem uma regra a mais: ajudar em casa. Essa relação com a família que acho legal, pois nosso objetivo é formar cidadãos de bem”, conclui Loiri.

No evento também foram lembrados os idealizadores do Judô na APAE que são: Silvia Grapiuna, Mary Lúcia de Oliveira, sensei da Associação Yawara MT e Cleverson Veronese. Além é claro, dos professores, colaboradores e voluntários da instituição. Mais informações pelo telefone (66)3565-2982.

Fonte: Top News

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »