Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

I Seminário das Águas do Aripuanã reúne especialistas e autoridades em defesa dos recursos hídricos

img-2

No último dia 27 de março, o Município de Aripuanã, sediou o I Seminário das Águas, evento que integrou a agenda do II Circuito das Águas do Aripuanã, ambos organizando e realizado por acadêmicos e acadêmicas do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e pela Jurupará Socioambiental.

Com a participação de especialistas, poder público, acadêmicos e representantes de diversos seguimentos econômicos, a iniciativa, teve como objetivo principal, fomentar a criação de um ambiente propício ao fortalecimento de ações conjuntas e orientadas, visando sensibilizar alunos, professores e a sociedade em geral sobre a importância da preservação, gestão e uso consciente da água, especialmente no contexto da bacia hidrográfica Rio Aripuanã.

O evento contou com a presença tanto do setor público quanto do privado, incluindo representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), do Departamento de Água e Esgoto, da Secretaria de Meio Ambiente de Aripuanã, da Nexa Resources, e da Jurupará Socioambiental. Isso evidenciou o interesse e engajamento de múltiplos setores na questão ambiental.

A programação contou com a dinâmica de paineis tematicos onde representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), o Departamento de Água e Esgoto de Aripuanã (DAE) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aripuanã (SEMAM), tiveram oportunidade de dar suas contribuições no painel intitulado “contexto, desafios e ações institucionais voltadas à conservação, gestão e regulação do uso dos recursos hídricos”. E por por fim, o setor privado, reprentado pela empresa de Mineração, Nexa Resources e a empresa de consultoria, Jurupará Socioambiental, trouxeram suas contribuições para o segundo painel do Seminário, que buscava discutir, responsabilidade ambiental no contexto da gestão e regulação dos recursos hídricos.

Mais de 100 participantes estiveram presente interagindo com os painéis, fazendo perguntas, comentários e sugestões. Contribuindo assim, para construção de conhecimentos e aprendizados que perpassa a realização deste e evento, para lançar luz e esperança na realização de outras edições do Seminário e na busca por soluções partilhadas de desenvolvimento sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã.

O Circuito das Águas do Aripuanã é uma excelente iniciativa para juntar vários setores locais com objetivo de discutirmos experiências e caminhos relacionados a um tema de extrema importância para todos nós. A Nexa tem uma atuação voltada ao bom uso e destinação adequada da água em suas operações, mantendo o compromisso de desenvolver ações voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente, disse Sérgio Oliveira, Coordenador de Gestão Social da Nexa Resources.

A criação e manutenção de um Fórum Permanente de Discussão e Estudos Para a Criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã, era um dos resultados esperados pelos organizadores, e foi alcançado ao final do evento, que também se comprometeram em continuar fomentando e articulando para que a temática e a pauta não caia no esquecimento. Esse compromisso, representa um passo importante para promoção de uma cultura de cuidados e responsabilidades direcionadas ao contexto de uso e regulação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.

O I Seminário das Águas, ocorrido em Aripuanã, representou para mim um marco importantíssimo para lembrarmos da urgência em avançar nas discussões relacionadas à gestão e regulação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Aripuanã. Como morador, acadêmico e empresário deste território, sinto-me compelido a contribuir para o futuro desta região, antes que os impactos se tornem irreversíveis e coloquem em risco não apenas a qualidade da água, mas também a paz desta localidade. Reforça Emerson de Oliveira Jesus, Acadêmico do Curso de Geografia e CEO da Jurupará Socioambiental.

Também importante destacar e reconhecer o patrocínio das empresas: NEXA RESOURCES, SM MADEIRAS E LAMINADOS, LAMINADOS MADEIRAS DO NORTE e LOJA ITAIPU, pelo qual foi viabilizado materiais, coffee-break e outras demandas de organização do evento. Por fim, a Jurupará Socioambiental convidou todos os atuais parceiros a se engajarem na realização do III Circuito das Águas do Aripuanã no ano de 2025, com a perspectiva que se possa avançar ainda mais nessa agenda comum no município e na região, reforçando a importância da conscientização ambiental e da colaboração em prol da preservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Aripuanã.

Fonte: Da Assessoria

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »