Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Garimpeiros bloqueiam ponte sobre o Rio Aripuanã em protesto contra a empresa Nexa

protesto

Centenas de garimpeiros estão impedindo a passagem de representantes da Empresa Nexa pela ponte sobre o Rio Aripuanã, na MT 208, estrada que dá acesso ao local onde acontecem as obras do empreendimento mineral no município de Aripuanã. A manifestação ocorre de maneira pacífica, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, dia 09 de junho de 2020.

O presidente da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros da Região de Aripuanã, Antônio Vieira da Silva (Toninho), explica que o impasse com a mineradora se deu após a empresa se negar a participar de uma reunião virtual, marcada para acontecer na segunda-feira (8), que trataria sobre a liberação de uma área para que os garimpeiros possam trabalhar legalmente na extração de ouro.

Segundo Toninho, também participariam das discussões o prefeito Jonas Canarinho, vereadores, representantes da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), Metamat, advogados da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros da Região de Aripuanã e assessores de parlamentares federais, que se deslocaram até o município para tratar da questão de interesse dos garimpeiros.

“Infelizmente nos enviaram um ofício dizendo que não ia ter negociação nenhuma, porque ainda tinha gente trabalhando na área deles. Só que verificamos in loco, juntamente com o pessoal de Brasília, Cuiabá e autoridades do município, que não tem nenhum garimpeiro no local, até então única exigência feita por eles (Nexa), e que estamos cumprindo”, assegura.

Conforme o presidente, os garimpeiros buscaram apoio junto ao Ministério Público, onde a Promotoria de Justiça protocolou documento junto a Nexa, exigindo que empresa se manifeste sobre o assunto em um prazo de cinco dias.

“Muitas famílias, bem como o comércio local sobrevivem dessa atividade. Estamos aqui como cidadãos! Não para fazer baderna e nem ofender ninguém. Somos mais de dois mil garimpeiros em busca do direito de garantir o pão nosso de cada dia, por isso a Nexa só volta a trabalhar depois que resolver essa questão conosco”, concluiu Toninho.

A reportagem do Informativo Navegantes FM entrou em contato com a assessoria de imprensa da Empresa Nexa para falar sobre o protesto dos garimpeiros. De acordo com a assessoria,  a empresa irá se manifestar sobre o assunto, por meio de nota a imprensa.

Por Edson Prates, Rádio Navegantes FM

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »