Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Especialistas debatem estratégia para reforçar segurança em Aripuanã

workshop-formativo-de-seguranca-apresentacao

Evento com autoridades, instituições e Conselho Comunitário marca avanço do Projeto Aripuanã Cidade Segura que envolve ações e estratégias para melhorar segurança local.


O I Workshop Formativo do Projeto Aripuanã Cidade Segura, desenvolvido pela Nexa em parceria com o Instituto Sou da Paz, foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Aberto a todos os agentes ligados ao setor de segurança na cidade e junto ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), o evento buscou discutir o cenário local e a busca de soluções para o tema.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhor atuação do Conseg, por meio de formações em segurança pública e da criação de um plano de ação integrado, que promova a atuação do Conselho em sintonia com outros atores fundamentais para o desenvolvimento de uma comunidade mais segura.

Para Thalita Lucena, analista de Projetos Sociais da Nexa, este tipo de ação ajuda a estimular a criação de novas frentes que possam contribuir com a segurança pública. “As formações em segurança pública e a criação do plano de ação integrado buscam contribuir para o fortalecimento do Conseg e engajam outros atores sociais de Aripuanã”, ressalta.

O presidente do Conseg, Dilamar Jorge Lucas, destacou que eventos como este ajudam os profissionais a entenderem de forma mais aprofundada quais são os direitos da população e como os defender. “Workshops como esses são importantes para que possamos aprender mais sobre quais são as necessidades do nosso município. Estamos aprendendo mais para defender a nossa comunidade, os direitos que ela possui e os direitos que o cidadão tem. Além disso, também estamos aprendendo como colocar tudo isso em prática”, pontua.

Já para o primeiro tenente da Polícia Militar do município, Cayo Bambil Antonietti, encontros assim são de extrema importância para reforçar e destacar o valor de cada grupo envolvido nesta luta cotidiana. “É totalmente válida essa iniciativa de criar um projeto para fortalecer as instituições de segurança pública e o Conseg. O Conselho é um catalisador, é a voz da sociedade em relação à segurança e ele também é auxiliador das instituições de segurança pública. O fortalecimento desse órgão aqui em Aripuanã é de extrema importância, pois é essencial para o nosso desenvolvimento no futuro” explica.

Quem também participou do Workshop Formativo foi a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jocielle de Oliveira, que avaliou a iniciativa como de grande valia para facilitar o desenvolvimento de ações práticas. “Para nós do CMDCA foi muito importante porque é um aprendizado novo, algo que a gente pode levar de conhecimento para desenvolver as ações do conselho junto à comunidade de Aripuanã. Com o Workshop, que traz fortalecimento da aprendizagem, a gente pode ampliar ainda mais as atividades de segurança e claro, fazer o melhor para as crianças e adolescentes do nosso município”, diz.

O Workshop foi conduzido pelo pesquisador do Instituto Sou da Paz, Rodrigo Pereira, responsável pelo diagnóstico realizado em maio de 2019, quando pesquisadores estiveram em Aripuanã e entrevistaram moradores acerca do cenário municipal da segurança pública. O produto destas entrevistas é um diagnóstico com as percepções sobre a segurança da cidade e as possíveis conexões com o Conseg local.

Entre as estratégias de atuação do Projeto estão a identificação dos principais desafios e das alternativas de solução para a segurança pública municipal, entre elas os workshops formativos, a elaboração do plano de ação integrado para o Conseg e a supervisão de sua implantação.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil. Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Da Assessoria, Lana Motta

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »