Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Aripuanenses irão representar MT em Concurso Nacional de Redação

whatsapp-image-2019-10-12-at-08-10-14

Thaís Silva Alves, 16 anos, aluna do 3º Ano da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Aripuanã, irá representar o Estado de Mato Grosso no Concurso Nacional de Redação. A estudante conquistou a classificação ao participar das etapas Municipal e Estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, na categoria Artigo de Opinião, direcionada a alunos do 3º Ano do Ensino Médio.

O tema escolhido pela aluna foi “Em busca do Ouro” que tratou sobre a realidade do garimpo no município de Aripuanã. Thaís fala como surgiu a ideia de escrever sobre o assunto, que nos últimos dias ganhou proporção nacional. “Como na época muitas pessoas vieram para cá, atraídas pelo garimpo, Aripuanã passou a viver a realidade desse movimento, incluindo a questão da saúde, então resolvi relatar tudo isso de uma forma muito clara, expondo minha opinião sobre as consequências trazidas ao município”.

A aluna também comenta sobre a sensação que sentiu ao saber que seu texto foi o escolhido, entre vários outros que concorreram no Estado. “Responsabilidade! Até agora não caiu a ficha. Saber que vou sair aqui de Aripuanã para percorrer milhares de quilômetros até uma capital para representar meu Estado, é uma sensação muito boa”, afirma.

A etapa semifinal da olimpíada acontecerá em São Paulo/SP entre os dias 17 a 19 de novembro próximo. A  professora orientadora, Maria Gorete Cogo, que também participará desta etapa, explica como o projeto foi desenvolvido em Aripuanã. “Há alguns meses, nós trabalhamos oficinas propostas pelo projeto com os alunos do 3° Ano da Escola São Francisco, e na Escola Municipal Professor Jari com as categorias; Crônica e Memórias Literárias. Felizmente o texto da Thaís foi selecionado nas etapas Municipal e Estadual, e agora irá para a semifinal”.

“Estamos muito felizes com o trabalho de produção de texto que é desenvolvido diariamente com os alunos, percebemos que eles evoluíram muito. O projeto ajuda bastante nesse sentido, porque melhora as atividades em sala de aula, e a Thais foi feliz ao escolher o tema sobre o garimpo, um assunto propício ao momento que Aripuanã vivencia”, acrescenta.

A diretora da Escola São Francisco de Assis, Luciene Marinheiro Pereira, recebeu a notícia com muita alegria. Segundo a gestora escolar, essa é mais uma conquista que ficará na história da Escola, que este ano completa 45 anos em Aripuanã. “Sabemos que em anos anteriores outros projetos foram bem sucedidos, mas na história da Escola, é a primeira vez que temos uma aluna selecionada para uma olimpíada de língua portuguesa, e isso muito nos orgulha”.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de texto para alunos de escolas públicas de todo o país. De iniciativa do Ministério da Educação, integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que proporciona aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Por Edson Prates, Rádio Navegantes FM

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »