Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Aripuanã renova pactuação ao programa Parceria pela Valorização da Educação

pve

A Nexa e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aripuanã (Semec) renovaram as atividades do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) para o ano de 2021. O evento virtual de pactuação aconteceu no final de fevereiro, durante a agenda foi realizado o alinhamento das ações que serão promovidas ao longo do ano. As estratégias de atuação do programa buscam desenvolver competências profissionais de gestores educacionais e escolares, com processos formativos e contribuindo para a melhoria da educação pública, por meio da mobilização social.

Em Aripuanã, o PVE é executado desde 2015 e este ano completa o sétimo ano de parceria, com objetivo de apoiar os gestores na evolução da matriz de competências, com foco nos resultados em sala de aula e formação educacional. No decorrer de 2020, 25 gestores escolares de Aripuanã participaram das formações desenvolvidas pelo programa. O trabalho beneficia diretamente, 270 professores, assegurando melhorias no ensino pedagógico para mais de 3.277 mil alunos. Para este ano, o desafio é garantir condições de acesso à aprendizagem remota.

Segundo o calendário de atividades, entre os meses de abril, maio, agosto e setembro estão agendados encontros remotos concentrados na promoção e recuperação da aprendizagem, além da prevenção do abandono e evasão escolar. Eliana Moreno, formadora do PVE pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) explica sobre o tempo estimado para as ações. “São 72 horas de formação distribuídas nas 3 frentes de atuação do programa, além das 60 horas de aprendizagem virtual com os gestores escolares e educacionais”.

A professora da educação infantil no município, Jocelaine Fátima Alves Paes, comenta que a melhor parte do programa é o resultado final. “Estou na sala de aula há 22 anos. A experiência que adquiri para a docência nos programas de formação de professores será um aprendizado para a vida toda e não só para mim. O resultado mais impactante a partir dessas ações desenvolvidas pelo programa foi em relação aos avanços dos alunos na leitura”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Ermes José dos Reis, comentou sobre as expectativas de repactuação para que o conhecimento chegue até os canais de Educação e Cultura. “O principal anseio baseado na programação que iremos elaborar em conjunto, a partir desse momento, é que contribua ainda mais para a formação dos nossos profissionais e que consigamos melhorar especialmente os índices de avaliação externa”, considera.

Para o coordenador de Gestão Social da Nexa para o Projeto Aripuanã, Marcelo Patarro, a renovação da parceria é importante para a continuidade dos avanços obtidos. “Melhorar a educação é um processo diário e contínuo. O objetivo do programa é contribuir com o avanço dos índices da qualidade de ensino nas escolas. O PVE tem impactado também a gestão escolar por meio de práticas inovadoras. Isso mostra que a iniciativa transforma a educação, o que contribui de forma concreta para o desenvolvimento da comunidade”, avalia.

Sobre o PVE – O programa vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2008, em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e possui impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de Educação. Além de Aripuanã, o PVE está presente em 76 municípios brasileiros, na edição de 2021.

Fonte: Da Assessoria, Francielle Mesquita

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »