Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ARIPUANÃ INICIA PLANO DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

vacina

O município de Aripuanã deu início, na tarde de quinta-feira (21.01), ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O ato aconteceu na Unidade Básica de Saúde – Centro (PSF I), a primeira dose foi aplicada no Técnico de enfermagem – Soner de Jesus Brandão, 43 anos, que atua na linha de frente da COVID-19.

As primeiras doses da vacina “CoronaVac“ desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan e adquiridas pelo Governador Mauro Mendes, chegaram à Aripuanã nesta quarta-feira (20/01) no total de (183) doses, nesta primeira fase, posteriormente as mesmas pessoas imunizadas receberão a segunda dose da vacina. A prefeita de Aripuanã Seluir Peixer Reghin e a Secretaria de Saúde Lucia Helena do Nascimento Silva participaram do ato.

A Campanha de imunização esta estrategicamente definida em 4 fases distribuída em grupos prioritários, nesta primeira fase serão imunizados os profissionais da área da saúde que estão atuando diretamente na linha de frente da Covid-19. As demais fases serão anunciadas assim que estiver disponível a programação.

A princípio, a SES-MT deverá analisar a quantidade de vacinas pelo número de pessoas desse grupo, já que o total enviado nesse momento para o Estado não é suficiente para atender toda a demanda. Enquanto não há a confirmação da quantidade total de doses a ser enviada aos Estados e Municípios, a equipe da Secretaria de Saúde do Estado (SES-MT) alinha estratégias para a logística de vacinação, reforçando que, havendo qualquer alteração no Plano Nacional de Imunização, o plano estadual se adequará à mudança.

Diante do cenário, a Prefeita reforçou a necessidade da manutenção das medidas de isolamento social. “Teremos um longo caminho a ser percorrido até imunizar toda a população. Por isso, é extremamente importante que todos continuem seguindo as medidas de prevenção” pontuou. “É um momento de muita alegria, começamos aos poucos, e deixando a população mais confiante em relação ao COVID, como vocês viram o primeiro profissional da saúde tomou a sua dose, os demais da saúde também vão tomar, é um lote pequeno que chegou, mas em breve chegará o segundo lote, com isso vamos dar continuidade ate chegar a toda população” concluiu.

“Eu me sinto muito feliz e satisfeito” disse Senor, logo após ser imunizado. “Feliz e Satisfeito por terem criado essa vacina pra poder salvar toda a população e ter vindo pro nosso município de Aripuanã, também ser o primeiro a tomar a vacina, me sinto feliz, e tudo vai dar certo” completou o técnico de enfermagem A Prefeita agradeceu a todos os profissionais da Saúde que estão trabalhando na linha de frente durante essa Pandemia e pediu a colaboração da população ate que todos estejam imunizados.

Vacinas

Além da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, o plano de vacinação do Governo Federal prevê, ainda, a inclusão do imunizante AstraZeneca, produzido pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford. Ambas vacinas são indicadas para pessoas acima de 18 anos e com aplicação de duas doses. O prazo para a segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias, sendo de 90 dias para a AstraZeneca.

Plano Estadual de Operacionalização

A distribuição das 126.160 doses de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso começou na terça-feira (19.01). O envio obedecerá ao Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, que será executado pela SES-MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) disponibilizará seis aeronaves de sua frota para dar celeridade à distribuição. Os imunizantes serão encaminhados para 14 polos regionais, que serão a ponte de distribuição para os demais municípios, considerando a quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde, a vacinação seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI). Os 141 municípios de Mato Grosso receberão as agulhas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid-19. A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 milhões de seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.

 

Fonte: Prefeitura de Aripuanã

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »