Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Aripuanã e outras cidades de MT decretam situação de emergência e esperam ajuda da União

20190221-dmyo

De novembro de 2018 a março deste ano, pelo menos 25 prefeituras já decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas que vem ocorrendo no estado. Todas elas relatam riscos de prejuízos e que não tem recursos em caixa para recuperar estradas, pontes e demais danos causados pelas tempestades. O próximo passo é o governo federal reconhecer a situação para liberar recursos – o que já foi feito para nove municípios até o momento.

Em comum, os municípios relatam que as chuvas têm causado prejuízos a patrimônios públicos e privados. Além disso, populações que vivem em fazendas e distritos distantes podem ficar isoladas e sem acesso a cidade. Isso por que as tempestades têm causado atoleiros e deslizamentos que impedem o tráfego pelas rodovias e estradas.

Em Aripuanã, por exemplo, as fortes chuvas tem causado a destruição de estradas, pontes e bueiros, além de alagamentos e obstrução de rodovias. Na semana passada, uma equipe da  Defesa Civil de Mato Grosso esteve na cidade fazendo vários levantamentos sobre a situação das chuvas, tanto em situações de pontes que foram danificadas, quanto a bueiros e locais que foram alagados pelas águas dos rios que cortam o município.

Além de Aripuanã, as prefeituras que decretaram situação de emergência são Jaciara, Confresa, General Carneiro, Dom Aquino, Terra Nova do Norte, Itanhangá, São José do Rio Claro, Nortelândia, Nova Marilândia, Jauru, Castanheira, Paranatinga,  Araguaiana, Pedra Preta, Pontal do Araguaia, Juscimeira, Feliz Natal, Paranatinga, Primavera do Leste, Tapurah e Nova Maringá.

No entanto, somente 9 dos 25 municípios tiverem a situação reconhecida pelo governo federal. O reconhecimento é importante para as prefeituras poderem receber auxílio de Defesa Nacional. As cidades do interior que estão recebendo ajuda da União são Pedra Preta, Juscimeira, Feliz Natal, Itanhangá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Paranatinga, Primavera do Leste e Tapurah.

Segundo a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional, o reconhecimento federal permite o acesso de cidades afetadas por desastres naturais. Para isso, as prefeituras devem pedir o reconhecimento e enviar um plano de trabalho para recuperação e reparação de danos. A partir daí, o governo federal definirá o montante a ser repassado para os municípios e, após o repasse, caberá às prefeituras executar o plano de trabalho.

Fonte: RD News com Rádio Navegantes FM

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »