Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Aripuanã comemora 78 anos de emancipação política nesta sexta-feira (31)

cidade

Neste dia 31 de Dezembro, a cidade de Aripuanã completa 78 anos de emancipação política, e nada mais justo que parabenizar o povo aripuanense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esse município.

Para receber as centenas de turistas e moradores que passarão os festejos de final de ano e os festejos de aniversário da cidade em Aripuanã, além de dar as boas-vindas ao Ano Novo, a  Secretaria de Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realiza uma grande festa na Praça São Francisco de Assis, no centro da cidade.

Conforme os organizadores do evento, a Praça Municipal São Francisco de Assis foi toda decorada com iluminação para receber as festividades que começam a partir das 20 horas, celebrando o aniversário do município e munitos antes começa a preparação para contagem regressiva para comemoração de 2022 com um grande Show de Luzes com fogos de artifício com pouco ruído.

Conhecidos popularmente como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo do que o convencional, essa alternativa já foi adotada em diversas cidades do Brasil e do mundo.

De acordo com a coordenadora de Cultura do município Rita Maltezo, a medida visa proteger crianças pequenas, idosos, animais de estimação e pessoas com alguma sensibilidade sonora. “Diferente dos anos anteriores, não será aquele foguetório barulhento… Teremos uma queima de fogos diferenciada, mais focada no espetáculo visual do que na sonoridade”, explica.

História

O município foi criado, junto com vários outros, por meio do Decreto-lei 545, de 31 de dezembro de 1943, assinado pelo então interventor Júlio Strübing Müller. Este mesmo decreto dividiu o Estado em 15 comarcas.

Atualmente com uma área de 25.107,9 km2, Aripuanã chegou a ser um dos maiores municípios do mundo, com 145.510 km2, abrangendo os atuais municípios de Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Castanheira, Cotriguaçú, Juína, Juruena, Nova Monte Verde, Paranaíta, Rondolândia e Colniza.

O nome Aripuanã é indígena e significa água de pedra. Faz sentido, porque atual sede do município é às margens do Rio Aripuanã, junto às belíssimas cachoeiras Dardanellos e Andorinhas, além da dos Namorados. Outro destaque é a observação de pássaros, especialmente papagaios, tucanos, araras e corujas. Ao menos 500 espécies estão catalogadas.

Fonte: Top News

 

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »